A Avaliação em Educação Musical
No meu trabalho como Professor de Educação Musical, deparo-me regularmente com dificuldades nas avaliações. Maioritariamente no "como avaliar". Numa área dominantemente prática, a avaliação apresenta uma dificuldade acrescida.
Na minha vertente auto-crítica que me acompanha em permanência, debrucei-me na web procurando reflexões e experiências sobre este assunto. E deparei-me com "Como avaliar as aprendizagens das práticas musicais em Educação Musical" de Mário Relvas (I Encontro Internacional em Estudos Educacionais - Novembro 2013).
Numa experiência com duração de 3 anos, a utilização de grelhas descritoras de desempenho junta-se aos testes escritos permitindo assim a avaliação de conhecimentos práticos e teóricos.
Uma perspectiva interessante, experimentada (como explica o trabalho que pode ser consultado aqui https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/3403) e com perspetivas de resultados encorajadores (usando uma frase da conclusão do trabalho "Como tudo em Educação, não há resultados com “o estalar dos dedos” e é preciso tempo.").
Falta dizer que Mário Relvas é professor na Escola Superior de Educação de Lisboa nos cursos de Educação Básica e Música na Comunidade.
Recomendo a leitura atenta e sobretudo, reflexão e experimentação!